banner certo

Afinal, por que o gelo é escorregadio?

Pesquisas indicam relações entre pontos de fusão, características da água, pressão e atrito como causas do aspecto escorregadio.
 
Da série “coisas que toda criança pergunta”, esta dúvida de agora é bastante curiosa: por que o gelo é escorregadio? Você já deve ter reparado que alguém, quando anda sobre um lago congelado, escorrega. Tanto é assim que existe a patinação no gelo, recomendada aos que têm boa noção de equilíbrio.
Mas por que, afinal, o gelo se torna escorregadio? Ele parece ser apenas uma substância sólida como tantas outras... A questão é: ele não é apenas uma substância sólida como tantas outras. Ele é a versão sólida da água, que, com duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo.

Ice ice baby

Fonte da imagem: Pixabay

A água tem a capacidade de ser menos densa enquanto sólida e mais densa quando líquida, contrariando aquilo que a sua lógica julgaria como verdade. Além disso, o ponto de fusão da água pode ser diminuído com o aumento da pressão. Ainda assim, essa questão da pressão não influi tanto no derretimento do gelo, a menos que ele já esteja esquentando há algum tempo.
Cientistas afirmam que o que faz com que o gelo de torne liso é justamente uma fina lâmina de água presente em sua superfície, causada pela movimentação de moléculas superficiais.  Isso faz com que o atrito causado pelo contato com outros materiais como pneus, sapatos e patins apresente menos resistência. A característica escorregadia parece ser uma combinação desses dois fatores. O que você acha? Isso tudo faz sentido?
Comentários
0 Comentários